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Imagem de pithonius por Pixabay

Centenas de Milhares de empresas e empreendedores no Brasil e no mundo têm dificuldades para alavancar os negócios.

A maioria das empresas não reconhece que a resposta a essa necessidade é obter uma ou mais soluções que aprimorem a capacidade do negócio em encontrar clientes, ou manter os atuais. Mas todas as empresas com certeza percebem que na atualidade, seja para alavancar ou manter seus clientes, precisam de ferramentas e estratégias do mundo digital.


Estratégias diversificadas e atuais, juntamente com uso de ferramentas de Marketing Digital, têm auxiliado muito as empresas ao alavancar suas vendas, porque impactam diretamente em processos como:

  • Geração de Leads;
  • Engajamento de Público-alvo;
  • Fidelização de clientes;
  • Longo alcance em mídias sociais;
  • Melhorias de conversão;
  • Reconhecimento de sua marca.

Neste artigo, temos um breve resumo sobre as justificativas para vencer os desafios da inovação e tornar o mundo digital uma constante no dia a dia da empresa, de forma natural e gradativa em seus processos de comunicação. 

Marketing Clássico versus Marketing Digital

É comum hoje em dia falar sobre diferenças entre Marketing Clássico ou "tradicional", referindo-se às estratégias mais antigas ou conservadoras do marketing, em termos de comunicação. Portanto, é bom esclarecer que os fundamentos de marketing ainda são muito similares aos conceitos já conhecidos ao longo dos anos. O que muda de verdade são as formas e os meios de executar suas campanhas e, consequentemente, novas estratégias por conta das mudanças de comportamento do consumidor. Hoje é essencial perceber muito mais que antigamente os hábitos de consumo e o comportamento das pessoas. 

Por conta das novas características percebidas nesses hábitos e comportamentos, além de diversos outros fatores, é impossível apresentar simplesmente um produto ou serviço através de uma propaganda bonita e achar que seu público vai "engolir" isso e comprar. O mundo mudou, as pessoas acompanharam as mudanças, a informação chega muito mais rápido e em volume quase imensurável e - principalmente - aberta, acessível a todos. Assim, ingenuidade é pensar que o consumidor vai comprar sem antes se informar.

Diante desse cenário, como as empresas tem feito para alavancar seus negócios?

A resposta é simples, mas o processo é deveras complexo e mais trabalhoso: elas investem em estratégias que vão além da comunicação e da oferta, elas investem em conteúdo e conhecimento entregues ao consumidor, antes de tentar a venda. Isso mesmo. As empresas produzem conteúdo de forma estratégica, para demonstrar e justificar a oferta de valor de seus produtos e serviços. E aqui não falamos de preço, nem de desconto, mas de valor. É isso que o consumidor moderno quer perceber em seus produtos e serviços para decidir a compra.

Um público que se interessa por assuntos que sua empresa elenca e publica em seu conteúdo é potencialmente inclinado a comprar seus produtos e serviços. Portanto, o trabalho de curar, desenvolver e gerir assuntos relevantes para o público-alvo de seu negócio é uma importante estratégia de marketing para alavancar vendas. O engajamento das pessoas através das mídias digitais é um instrumento fundamental para formar opinião e aumentar o alcance de sua marca nas mídias sociais, através de comunidades e grupos de interesse.

Com sua marca bem difundida, é maior a probabilidade de conversão, consequente do reconhecimento público de sua disponibilidade e credibilidade.


Marco de Freitas é Profissional de Marketing, Mídias Digitais e Tecnologias Aplicadas ao Design. Designer há 33 anos, acrescenta à sua carreira - desde 1993 - a atuação como Docente nessas mesmas áreas no Senac de São Paulo. 

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