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Mesa com notebook, óculos, caneta e mão humana apontado para elementos sobre a mesa
Imagem de Diggity Marketing por Pixabay

Sabia que existe investimento em Marketing Digital, de baixo custo, que te ajuda a vencer?

Empresas de todos os portes têm investido em soluções de comunicação em rede para alcançar boa audiência de seu público. E se soa estranho o termo "audiência" é importante rever conceitos de comunicação. Hoje as empresas precisam conquistar a atenção de seus leadings bem antes de pensar em vender seus produtos e serviços. Visto por esse ângulo, a venda é consequência de um trabalho de comunicação, com conteúdos que atraem o consumidor para a sua marca.


Investir em Marketing Digital pode parecer complexo e oneroso, porém, ao contrário disso, o custo é bem menor que os investidos em esforços de marketing off-line (mídia impressa). Para empresas que vão começar a investir em comunicação digital, é fundamental iniciar por pacotes de soluções ajustados à sua realidade e necessidades imediatas. Com pouco investimento é possível dar início ao projeto de comunicação.

Algumas ações estratégicas são imprescindíveis para o alcance dos primeiros resultados mensuráveis. São elas:

  • Marketing de Conteúdo: criação de conteúdo relevante para seus clientes;
  • SEO: controle e geração de recursos em suas mídias de forma que otimizem o tráfego em seus meios de comunicação;
  • Links Patrocinados: recursos de publicidade on-line que permitem rápida localização de seu negócio nas buscas feitas pelo cliente;
  • Inbound Marketing: estratégia de impacto através de marketing digital, pela qual o cliente é acolhido em toda a jornada de compra até o pós venda. 

Se sua empresa necessita desenvolver essas ações, a recomendação é contratar uma Agência Digital ou ter entre seus colaboradores um especialista na área, que possa compor uma equipe ou até mesmo encabeçar essas ações junto a fornecedores e parceiros.

É comum estabelecer um prazo mínimo de obtenção de resultados. Esse prazo varia de acordo com o tipo de empresa e negócios, bem como pelo investimento em promoção de suas publicações através de links patrocinados e otimização de tráfego. Algumas empresas conseguem os primeiros resultados logo no primeiro mês de campanha, outras no decorrer de 3 ou 4 meses. Apesar disso, o que normalmente ocorre é um tempo maior, entre 6 e 8 meses de campanha para se obter resultados mais significativos.

A grande vantagem do Marketing Digital, apesar de ter um início mais árduo, está relacionada à visibilidade. Quando os temas desenvolvidos pela empresa são realmente relevantes para seu público, o alcance de objetivos e - especialmente - de compartilhamento de sua marca, seus produtos e serviços é favorável, estabelecendo uma relação de confiança com o público. Consequentemente, vinculando à marca os adjetivos que vendem: credibilidade e confiança.


Marco de Freitas é Profissional de Marketing, Mídias Digitais e Tecnologias Aplicadas ao Design. Designer há 33 anos, acrescenta à sua carreira - desde 1993 - a atuação como Docente nessas mesmas áreas no Senac de São Paulo.