Quer saber mais?

Aqui compartilhamos nosso saber.
Periodicamente, acrescentamos conteúdo de interesse para empreendedores, designers, programadores e público em geral.

É gratuito e sempre será!
Inscreva-se para ler conteúdo exclusivo em nosso blog. Leia e compartilhe o quanto quiser.

Login

Para ter um usuário, solicite acesso.

Folha de papel em branco sobre uma mesa, com lápis e borracha perto.
Imagem de Juraj Varga por Pixabay

Escrever algo sobre Design pode paracer muito óbvio, quando alguém observa ou conhece minha formação. No entanto, aqui o "papo" sobre Design vai além daquela figura bonita expressa em um papel ou na tela de um dispositivo. É o que muita gente pensa: design é um layout bonito e colorido.

Longe de ser apenas isso, a primeira coisa importante desde post é tirar da cabeça das pessoas esse conceito de que design é algo visual e bonitinho e que o designer é um ilustrador que faz coisas visuais bonitas. Porque esse trabalho de pintar, colorir, deixar bonito - sim, faz parte do design, sabemos - não é design em si, mas parte dele.


Afinal, o que é design?

Toda vez que alguém determina a forma como será um processo, estabelecendo métodos, metodologias e também formatos, está fazendo design. A palavra, que vem do Inglês, no seu sentido amplo significa Projeto. Obviamente, quando fazemos um projeto gráfico, para impressão ou para web, esse projeto é um design (sentido amplo), mas também um design visual (de formato). Por conta dessa "complexidade" em significados, é comum atribuirmos a palavra somente ao resultado visual entregue.

Qualidade de design e comunicação 

O principal objetivo aqui é chamar a atenção para a importância da qualidade no design voltado à comunicação de sua empresa. E como a tendência atual é gerir projetos que utilizam a internet como meio de comunicação, a abordagem terá inclinação para esse tema.

Para atribuir pontos importantes relacionados ao Design de Projetos, em especial a comunicação no website de sua empresa, é fundamental orientar sobre a abrangência e complexidade de informações a ser consideradas desde o início do projeto. Portanto, indo direto aos pontos, listo a seguir o que o seu website precisa garantir:

  • Inbound Marketing: comunicação alinhada aos interesses de seu público
  • Interação: comunicação em via de mão-dupla (o público pode expressar opinião)
  • Landing Pages: são páginas de "aterrisagem" ou de conversão, que devem elevar o visitante a Lead ou mesmo Cliente
  • Anúncios formato Banner: o formato facilita a reprodução em outros meios, inclusive impressos, permitindo estabelecer padrões de identidade
  • Identidade Visual: deve ser clara, evidente, permanente, constante e presente em todas as peças e mídias de sua comunicação
  • Gestão de Conteúdo: é importante manter uma ou mais pessoas focadas na curadoria e gestão de conteúdo, para garantir coesão e coerência entre os temas disponibilizados pela empresa

Com ralação ao design visual é importante prever todas as possibilidades de uso da interface, incluindo situações de navegação em computadores, tablets e smartphones. Com isso, conceitos importantes devem ser trabalhados do início ao fim do projeto, bem como em sua implementação e implantação final. São eles:

  • UI Design e UX: a projeção da interface com base na experiência do usuário ou em prol dela
  • Arquitetura de Informação - AI: que trata da forma como a informação chega ao usuário, garantindo uma experiência de qualidade
  • Arquitetura de Sistemas e Infraestrutura: a escolha correta de plataformas e sistemas conforme o tipo de website e recursos de comunicação online que a empresa deseja implementar

Entre os fatores acima elencados, é imprescindível o planejamento conjunto, envolvendo todas as áreas da empresa. Dessa forma, tanto os gestores, quanto as pessoas envolvidas diretamente no desenvolvimento do projeto tem oportunidade de reconhecer as necessidades dos clientes internos (departamentos, colaboradores e outros) e externos (clientes, fornecedores, investidores e outros) para produzir um design de comunicação bem elaborado e eficiente, que resulte em sucesso no atendimento de todas as expectativas.

Para empresas de menor porte, caso o investimento em uma equipe especializada represente um valor mais alto que a possibilidade ou meta, é bastante plausível a contratação de uma Agência de Marketing ou um profissional free-lancer.

Para saber mais detalhes sobre processos de Design de Projetos para Web, consulte-nos: Marco de Freitas


Marco de Freitas é Profissional de Marketing, Mídias Digitais e Tecnologias Aplicadas ao Design. Designer há 33 anos, acrescenta à sua carreira - desde 1993 - a atuação como Docente nessas mesmas áreas no Senac de São Paulo.